O III Verão Costa a Costa atraiu mais de 70 mil pessoas na temporada 2025, um crescimento de público de 196% em relação a 2024. A terceira edição do projeto foi iniciada janeiro em Alcobaça, na Costa das Baleias, e concluída no último fim de semana em Arembepe (Camaçari), na Costa dos Coqueiros. A participação de público praticamente triplicou, com 73.985 participantes, superando de maneira importante os 25 mil registrados no ano anterior.
O evento, totalmente gratuito, foi realizado em seis etapas, com o propósito de incentivar a prática esportiva, promover a geração de renda e levar lazer e entretenimento para municípios da costa baiana. O projeto ofereceu clínicas esportivas, aulões, competições, prática de esportes de ação e aventura, espaço infantil e uma Feira de Economia Solidária, com a comercialização de produtos de empreendedores ligados aos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) do estado.
O Verão Costa a Costa é uma ação do Governo da Bahia, coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) em parceria com a Unisports.
O titular da Setre, Augusto Vasconcelos, ressaltou que o projeto une as práticas esportivas e de entretenimento ao desenvolvimento sociocultural. “É um projeto que une esporte, economia solidária, feiras de saúde, serviços públicos e o principal, várias modalidades esportivas, de praia, de quadra, pista de skate, basquete, beach tennis e tanta coisa, além de uma corrida e shows para finalizar cada edição. Música e eventos culturais, pra gente poder mostrar os investimentos em projetos sociais, obras de infraestrutura, que fazem do Governo da Bahia o que mais investe em esporte proporcionalmente, e acredita no esporte como instrumento de transformação. Se prepare, ano que vem vai bombar ainda mais”, disse Vasconcelos.
Foto: Yago Matheus/Ascom Setre