A tradicional Micareta de Feira de Santana, reconhecida como o maior Carnaval fora de época do Brasil, poderá ganhar um novo espaço no calendário a partir de 2026. A proposta de transferir o evento para o mês de novembro foi anunciada nesta quinta-feira (8) pelo prefeito José Ronaldo (União), que pretende discutir a ideia com os segmentos envolvidos na realização da festa.
Segundo o gestor, a possível mudança tem como motivação principal minimizar os transtornos causados pelas chuvas recorrentes no outono, além de oferecer melhores condições para o planejamento logístico e financeiro da micareta.
Ele lembrou que o evento surgiu originalmente como uma alternativa ao Carnaval tradicional, após um episódio de fortes temporais em fevereiro, o que levou a primeira edição a ser realizada em abril. Em 2024, no entanto, a micareta foi remarcada para o período de 1º a 4 de maio, já que o dia 18 de abril coincidiu com a Semana Santa.
Já o secretário de Cultura, Cristiano Lôbo, aposta que a nova data pode fortalecer ainda mais o evento. Apesar disso, a decisão definitiva sobre a mudança deve ser divulgada até julho, após escuta com empresários, artistas e outros atores envolvidos na produção da micareta.
Foto: Divulgação/Angelo Pontes